Para meu amigo Prentice Geovanni
O suposto direito/dever que alguns têm de me impor regras, como por exemplo a de pagar tributos, pasmem os senhores, é calcado em um mito, qual seja o de quê por livre e espontânea vontade nossos ancestrais, para permitir a vida em Sociedade, criaram o Estado.
Está entre nós, esse mito, desde os gregos. Talvez seja ainda mais antigo. Protágoras de Abdera o menciona, em seu debate com Sócrates.
Nada mal, essa criação de espertos que outros espertos vêm perpetuando ao longo dos tempos para nos dominar.
É melhor, esse mito, que crer na onisciência da Igreja, do Partido, da Raça, ou do Grande Líder. Tal mito, o do Pacto Social, permite uma dominação mais difusa, apropriada para os anônimos plutocratas que, hoje, detêm o capital financeiro.
Mas, convenhamos, nós, os dominados, somos muito tolos...
2 comentários:
Somente a filosofia é capaz de nos fazer enxergar que tudo é um planejamento de uma, ah!, esperteza.
Felizmente [ou diria: infelizmente? pois são poucos o que se submetem ao pensamento pensante pensando no pensar], existimos e procuramos pela criticidade, pela leitura, pela reflexão.
Não somos tão tolos, meu caro amigo. Somos mais sem ação e quando essa chegar, abrupta, não sabemos o que fazer com ela. Tolos não. Coloquemos um "não estamos prontos", afinal alguns enxergam o horizonte, porém, caminhar até lá... és a questão.
Obrigado pela dedicatória. Fico todo sem graça e sem jeito e por foda.
Abraços.
Postar um comentário