quinta-feira, 28 de setembro de 2017

POR QUE NÃO TE CALAS, GILMAR?

* Honório de Medeiros

Gilmar Mendes disse, em entrevista à Folha de São Paulo, que seus colegas Ministros Luíz Fux, Rosa Weber e Luis Roberto Barroso, integrantes da Primeira Turma do STF, e que com seus votos impuseram o recolhimento noturno a Aécio Neves, tinham um "comportamento suspeito":

"Quando a turma começa a poetizar, começa a ter um tipo de comportamento, vamos dizer assim, suspeito, certamente seria bom que a matéria viesse para o plenário."


Chamou-os de "poetas".

Antes já havia dito, em sessão no TSE, que a Primeira Turma era uma "câmara de gaz".

Já não me envergonho, enquanto cidadão, pelas atitudes de Gilmar Mendes e o consequente aviltamento do STF.

Hoje eu me envergonho pelo silêncio, pela omissão dos seus pares.

Silêncio e omissão que colaboram, definitivamente, para que se instaure o "status quo" ambicionado pela escória que domina o País, qual seja a lama política atingindo tudo e todos, indiscriminadamente.

Quando tudo e todos estão no mesmo patamar, não há espaço nem condições para que se estabeleça qualquer espécie de julgamento de quem quer que seja.

É o caos, que começa no topo, e corrói sem piedade, instituições e cidadãos, até a base. Caem por terra todos os valores e a Sociedade lentamente, se desintegra.

Aliás é isso mesmo que está acontecendo. Somente não vê quem não quer, ou quem é incapaz de fazê-lo.

Gilmar Mendes vem, ao longo do tempo, reiteradamente, dando motivos mais que legais, mais que legítimos, para sofrer impeachment. Está lá, na Lei:

Diz o art. 39, da Lei 1.079/50, que são crimes de responsabilidade dos ministros do STF:

"Alterar, por qualquer forma, exceto por via de recurso, a decisão ou voto já proferido em sessão do Tribunal;

Proferir julgamento, quando, por lei, seja suspeito na causa;

Ser patentemente desidioso no cumprimento dos deveres do cargo:

Proceder de modo incompatível com a honra dignidade e decoro de suas funções." 


Mas como a competência do julgamento é do Senado...

Falta, também, alguém que tenha autoridade moral, alguém que transcenda o lamaçal no qual estamos ancorados e faça, com Gilmar, o mesmo que o Rei Juan Carlos fez com o iníquo ditador venezuelano Hugo Chavez: "Por que não te calas?", em 2007.

¿Por qué no te callas? (espanhol para "Por que não te calas?") foi uma frase dita pelo Rei Juan Carlos da Espanha ao Ditador venezuelano Hugo Chávez durante a XVII Conferência Íbero-Americana, realizada na cidade de Santiago do Chile, no final de 2007.

Por que não te calas, Gilmar
?

Nenhum comentário: