quinta-feira, 19 de maio de 2011

ESTADO SE PREPARA PARA PAGAR PARCELA AUTÔNOMA DE EQUIVALÊNCIA AOS PROCURADORES DO ESTADO

RIO GRANDE DO NORTE 
CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO DO ESTADO 
1335ª REUNIÃO ORDINÁRIA 
PAUTA 
LOCAL: Secretaria de Estado do Planejamento e das Finanças 
DATA: 10/05/2011 
HORÁRIO: 09:00 
I. ORDEM DO DIA 
DECISÃO 
19 - Processo Nº 87622/2011 PGE 
Órgão: Procuradoria Geral do Estado 
Espécie: Crédito suplementar (remanejando recursos de diversas dotações orçamentárias). 
Objeto: Pagamento da Parcela Autônoma de Equivalência. 
Modalidade: Crédito Suplementar 
Valor: 903.832,00 100 - Recursos Ordinários

quarta-feira, 18 de maio de 2011

A VEJA DIZ O QUE É "PARCELA AUTÔNOMA DE EQUIVALÊNCIA SALARIAL"

Leia em http://www.veja.com.br/, 1º de maio de 2000, edição 1.673:

"Eles moram,
você paga.

Confira a luxuosa saga destes brasileiros que ganham bem, têm imóvel próprio ou funcional, são donos de mansões ou impérios imobiliários – e recebem auxílio-moradia.

Por Lourenço Flores e Márcio Pacelli.

Em Brasília, a Câmara dos Deputados não diz quantos parlamentares recebem o auxílio-moradia, um benefício de 3.000 reais mensais para pagar o aluguel. Informa que são "uns 300", mas guarda segredo do número exato e da lista dos beneficiados. Em São Paulo, 1.600 promotores e procuradores também recebem a ajuda, mas a chefia do Ministério Público se recusa a dizer o valor. Em Curitiba, os 35 desembargadores do Tribunal de Justiça decidiram, há quatro meses, autopresentear-se com 2.600 reais mensais de auxílio-moradia – retroativo a fevereiro. Para tomar essa decisão, reuniram-se em sessão secreta, cuja ata não pode ser divulgada. Quando o tema é esse tipo de subsídio, ouve-se o mesmíssimo silêncio em diversos pontos do país. A Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul, onde 24 deputados recebem o benefício, não fala do assunto. Em Porto Velho, os sete desembargadores do Tribunal de Justiça de Rondônia dão ordens para ninguém comentar detalhes. Tanto silêncio se explica pelo constrangimento das autoridades. É que, no país onde o déficit habitacional passa de 5 milhões de residências, o auxílio-moradia virou a casa da sogra.

(...)

Até fevereiro passado, o auxílio-moradia era mais ou menos limitado. Nessa época, porém, o ministro Nelson Jobim, do Supremo Tribunal Federal, resolveu conceder o benefício aos juízes federais, que ameaçavam entrar em greve. Foi apenas um pretexto para dar aumento salarial à categoria e evitar a paralisação. O ministro Jobim concedeu aos juízes uma parcela correspondente ao auxílio-moradia recebido por deputados e senadores. Tanto que, no contracheque dos juízes, o valor não aparece como "auxílio-moradia". Ganhou um daqueles apelidos que só a burocracia federal é capaz de inventar: é a "parcela autônoma de equivalência salarial". Feito isso, todo mundo que podia foi reclamar sua "parcela autônoma". A fila, é claro, não parou de crescer. Quem não precisava pedir a ninguém autonomamente se concedeu a "parcela autônoma". Surgiram, assim, situações tão embaraçosas que alguns desistiram de receber a mamata autônoma.


OAB VAI AO SUPREMO QUESTIONAR PAGAMENTO DE AUXÍLIO MORADIA AO MINISTÉRIO PÚBLICO

http://www.midianews.com.br:

07h02 - Atualizado em 18.05.11

OAB vai ao STF questionar pagamento a membros do MPE

Para a entidade, pagamento do auxílio viola a Constituição Federal

O questionamento deve-se ao fato do auxílio ter sido incorporado ao salário

ANTONIELLE COSTA,

DA REDAÇÃO

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) irá propor uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) e Ações de Argüição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) no Supremo Tribunal Federal (STF), questionando as leis estaduais que prevêem o pagamento de auxílio-moradia aos membros do Ministério Público Estadual de cinco Estados, entre eles, Mato Grosso.

A decisão foi tomada em sessão plenária realizada na última segunda-feira (16). Para a OAB, a concessão do benefício viola a Constituição Federal (CF), que veda o acréscimo de qualquer gratificação no subsídio, que deve ser pago em parcela única. De acordo com a Carta Magna, o auxílio-moradia deve ser pago como verba indenizatória e não salarial.

Conforme o MidiaNews apurou, o pagamento do benefício vem sendo investigado pela Comissão de Controle Administrativo e Financeiro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). A apuração dos fatos visa detectar se o pagamento é legal ou se está em desacordo com a legislação. A investigação foi proposta pelo conselheiro Almino Afonso.

Após levantamento feito em todas as unidades do MPE do país, ficou comprovado que cinco Estados recebem o benefício, amparados por lei estadual. No entanto, existe uma dúvida quanto à legalidade, uma vez que o auxílio previsto para ser temporário, em muitos casos foi incorporado ao salário - em algumas situações chega a ultrapassar o teto constitucional de 26,7 mil.

Após a abertura das investigações, a comissão solicitou informações sobre os benefícios a todas as unidades da instituição. Os dados foram fornecidos na semana passada e a comissão já começou a analisa-los.

Segundo o CNMP, ainda não há conclusões sobre a ilegalidade ou não dos pagamentos. A comissão se reúne nos próximos dias para definir quais as providências que serão tomadas, para detectar se há ou não irregularidades.

O caso

O caso começou a ser investigado após o CNMP negar três pedidos de concessão do auxílio-moradia, formulados por dois promotores e um ex-promotor do MPE do Estado do Rio Grande do Norte.

Segundo o relator dos requerimentos, conselheiro Achiles Siquara, o benefício deve ser pago como verba de caráter indenizatório e transitório. Ele destacou ainda que caso fosse pago conforme pleiteado ganharia caráter permanente e remuneratório. Sendo assim, os pedidos foram negados.

ISAÍAS ARRUDA E MASSILON


Honório de Medeiros

Hoje, passados mais de oitenta anos da invasão de Mossoró pelo bando de Lampião, ainda não foi devidamente escrito a história de dois personagens secundários que participaram direta e ativamente do episódio: refiro-me a Isaías Arruda e Massilon. Há outros, que o tempo se encarrega, lentamente, de jogar no esquecimento. Não, entretanto, com a dimensão do ex-chefe Político do Cariri, Delegado e Prefeito de Missão Velha, e o ex-cangaceiro cuja família deitou raízes sólidas no chão sertanejo da aba da Serra de Luís Gomes, no Sítio Japão.

Isaías é uma figura maior, historicamente falando. Pertence ao ciclo áureo dos barões feudais nordestinos que usavam o título de Coronel. Sua vida, os episódios por ele vividos no Cariri, tudo quanto acontecido nas primeiras décadas do século XX nesse Sertão dos coronéis, do cangaço, do misticismo, está sendo contado muito devagar, no mesmo ritmo dos seus mistérios e segredos, aguardando o somatório dos talentos passados, presentes e futuros de homens contadores de estórias e histórias, repentistas, cordelistas, declamadores, ratos-de-biblioteca, fuçadores de papel, escrevinhadores agalardoados ou não, enfim, dessa imensa fauna que constrói, aos poucos, e sempre, o espírito de uma época.

Massilon, por sua vez, historicamente é uma figura menor. Até por que sua vida no cangaço foi muito curta. Um nonada. Algo da qual ele se afastou logo, queixando-se da sorte, indo à busca dos “eldorados” do Norte. Foi, pois tinha encontro marcado com a morte. Tivesse ficado, sendo filho de sua época e avesso, por fim, ao cangaço que abraçara cavalgando as circunstâncias, teria, talvez, morrido cedo e da mesma forma, violentamente: era de praxe acontecer com tantos e tantos por aqueles dias.

Mesmo assim deixou sua marca. Gravou seu nome na nossa história de forma definitiva. Não há como se falar em Lampião, Mossoró, 1927, sem que seu nome seja trazido à baila. Sempre é, aliás, embora não com a devida importância. Importância esta que aparece tão logo alguém se faz a seguinte pergunta: teria havido Mossoró sem Massilon?

Pois que Massilon foi muito mais do que lhe pintam a figura e os atos, eu dou fé. E afirmo que ele é maior que os registros existentes, hoje, de suas andanças e feitos. Isso por que ele é um símbolo de como as coisas aconteciam no feudalismo sertanejo. Ele é o símbolo do feudalismo sertanejo. Naquilo que de melhor e pior tal feudalismo pudesse ter. E tinha muita coisa ruim.

Entender Massilon, saber quem ele foi, por que foi, como foi, quando e onde foi, é dar um passo grande na caminhada que é fazer história. Caminhada que por maior que seja, tem sempre que começar com o primeiro passo. E é necessário dar esse passo, e outros tantos, para conhecer a folhada do nosso presente através das raízes do passado. Basta, pra entender esse raciocínio, analisar todo esse rico material a partir de uma perspectiva somente: o fio-condutor que é a existência do Poder e seus desdobramentos ontem e hoje: como era? Quem o exercia? Hoje, como é? O que mudou? Não por outro motivo, além dos pessoais, escrevi “Massilon”, no qual conto algo de sua vida e elenco teorias bastante críveis acerca dos reais motivos da invasão de Mossoró por Lampião, e o disponibilizei aos leitores.

Massilon é uma figura emblemática, simbólica. Peça no jogo de xadrez do Poder da década de 20. Não houve nem há Sertão sem pessoas como ele. Não há Nordeste sem Sertão. Não há Brasil sem Nordeste. Ele, enquanto cangaceiro ou jagunço, Pe. Cícero, o Coronel Isaías Arruda, todos são uma das faces de nós, os sertanejos do Nordeste do Brasil.

CONVITE DE LANÇAMENTO DO LIVRO AZOUGUE.COM

CARLOS GOMES


Mestre Carlos Gomes está de blog na praça.


Sinônimo de qualidade e inteligência.

Recomendo!

NOTA DO SECRETÁRIO DE CULTURA DA PARAÍBA


Enviado por Gizelda Barbosa:

"NOTA DO SECRETÁRIO DE CULTURA DA PARAIBA

O secretário de Estado da Cultura da Paraíba, Chico César, emitiu nota nesta segunda-feira (18/04/2011), esclarecendo que o objetivo do Governo não é proibir ou impedir que eventos sejam organizados com tendências musicais diversas, mas sim, direcionar os recursos públicos para incentivar o fortalecimento e o resgate da cultura paraibana e nordestina.

Abaixo segue na íntegra a nota do secretário:

“Tem sido destorcida a minha declaração, como secretário de Cultura, de que o Estado não vai contratar nem pagar grupos musicais e artistas cujos estilos nada têm a ver com a herança da tradição musical nordestina, cujo ápice se dá no período junino. Não vai mesmo. Mas nunca nos passou pela cabeça proibir ou sugerir a proibição de quaisquer tendências. Quem quiser tê-los que os pague, apenas isso. O Estado encontra-se falto de recursos e já terá inegáveis dificuldades para pactuar inclusive com aqueles municípios que buscarem o resgate desta tradição.

São muitas as distorções, admitamos. Não faz muito tempo vaiaram Sivuca em festa junina paga com dinheiro público aqui na Paraíba porque ele, já velhinho, tocava sanfona em vez de teclado e não tinha moças seminuas dançando em seu palco. Vaias também recebeu Geraldo Azevedo porque ele cantava Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro em festa junina financiada pelo governo aqui na Paraíba, enquanto o público, esperando a dupla sertaneja, gritava “Zezé cadê você? Eu vim aqui só pra te ver”.

Intolerância é excluir da programação do rádio paraibano (concessão pública) durante o ano inteiro, artistas como Parrá, Baixinho do Pandeiro, Cátia de França, Zabé da Loca, Escurinho, Beto Brito, Dejinha de Monteiro, Livardo Alves, Pinto do Acordeon, Mestre Fuba, Vital Farias, Biliu de Campina, Fuba de Taperoá, Sandra Belê e excluí-los de novo na hora em que se deve celebrar a música regional e a cultura popular”.

Chico César

Secretário de Estado da Cultura"

segunda-feira, 16 de maio de 2011

O QUE DANADO É "PARCELA AUTÔNOMA" E "AUXÍLIO MORADIA"?

François Silvestre, lá em seu canto no "Novo Jornal", ontem, Domingo 15 de maio deste ano, publicou "A Piscina do Diocesano".

Recomendo a leitura.

Trata-se de uma explicação sua acerca de um repasse feito pela FJA ao Diocesano de Caicó quando ele era Presidente da instituição.

Repasse questionado pelo MP.

François diz, no texto, que não lembra, mas que se não tiver assinado o repasse, assina agora.

E segue criticando a denúncia por expor o nome do Diocesano, "numa vala comum da busca da notoriedade".

Mas o que chamou mesmo a atenção, no texto, foi o último parágrafo.

Transcrevo: "Meu caro leitor, você sabe o que é Parcela Autônoma e Auxílio Moradia? Té mais".

Como o artigo de François foi esgrimindo contra o MP, tudo indica que esse último parágrafo foi uma estocada final.

Que deixou todo mundo muito curioso: afinal, o que é essa tal de "Parcela Autônoma e Auxílio Moradia?

CLAUDER ARCANJO LANÇA "NOVENÁRIO DE ESPINHOS"

PARA LOS ODIADORES DE FRANÇOIS SILVESTRE DE ALENCAR

 Por Alfredo Pérez Alencart:

 ...¡No lancéis más piedras
porque os dolerán
las manos
y algún fragmento que
rebote os dejará ciegos
para siempre!
¡No infaméis
simulando preocupación
ciudadana:
la espuma en la boca
demuestra vuestro
acecho!
Llamas diminutas
sois, llamas encendidas
entre las tinieblas
de la envidia.

Salamanca, 14-5-2011

domingo, 15 de maio de 2011

O JOGO DA SEDUÇÃO

o globo.globo.com

Honório de Medeiros

                   “Antigamente”, dizia um amigo meu, “a mulher se sentia ameaçada pelo interesse masculino”. “Era algo instintivo”. “E só no começo, claro”. “Essa sensação de ameaça era algo ancestral”, ele explicava, “do tempo do baraço e do cutelo”. Eu ponderei que essa expressão não se adaptava bem ao tema, mas ele afastou a ponderação com um gesto de enfado, dizendo que a expressão era muito interessante para somente ser usada quando descrevendo cenas de violência de coronéis nordestinos de ontem e antes-de-ontem. Algo como uma licença poética. “Baraço e cutelo quer dizer, aqui, do tempo em que as mulheres eram agarradas pelos cabelos e arrastadas à força, mas ainda acontecendo nas guerras de hoje quando há estupro em massa”.

                   “Essa ameaça, pressentida”, continuava ele, “é o primeiro passo no jogo da sedução”. “Através dela o homem avisa do seu interesse e a mulher se prepara para bancar o jogo ou fugir dele”. “A partir daí tudo não passa de uma questão de negaceio, ida e vinda, recuo e avanço, tais e quais, até o bote recíproco”. “Um ritual, nada mais, nada menos, em tudo e por tudo igual ao que se pode observar natureza afora ou adentro, que os deuses sábios inventaram para seu folguedo no teatro da vida, mas com uma finalidade óbvia: o multiplicai-vos do qual nos fala a Bíblia”. “Ou seja, o ritual, que nas outras espécies denominamos de ‘acasalamento’, tem como objetivo a nossa propagação, seja isso bom ou ruim”.

                   “Entretanto – e aí é que está o ‘x’ da questão, às vezes a mulher não capta interesse algum no predador com o qual se depara. Nenhum interesse. Nada de nada. E ela, principalmente se for acostumada a negar olhares, quanto mais um sorriso, que premiem o interesse de quem lhe procura por causa de sua beleza, enquanto avalia a situação, fica perplexa”. “Claro! Em seu instinto, assim como na razão, esse tipo de conduta não está previsto: um homem indiferente a si”. “Será que ele...? - as perguntas são muitas, enquanto percebe o interesse dele voltado para outras.” “O que está acontecendo, ela se pergunta, há algo de errado comigo?”

                   “Acontece que às vezes o predador não foi despertado por ELA – isso acontece”. “Às vezes é por que a outra tem algo – uma energia, como se diz hoje – que mexe diretamente com ele”. “Mas às vezes nada mais é que puro cálculo!” “Ele agiu como se soubesse aqueles bordões de técnicas de venda de antigamente: ‘primeiro chamar atenção, depois...’” “O que poderia chamar mais a atenção de uma mulher bonita que uma solene indiferença inicial, uma indiferença que cale fundo, despertando a síndrome da rejeição?”.

                   “Agora veja”, terminou meu amigo, “isso tudo foi antigamente, quando havia um jogo do qual todos participavam, chamado sedução.” “Uns melhores, outros nem tanto.” “Hoje, ah, hoje, bem... se seus rótulos estão em dia, seja qual seja sua tribo, então é só colher.” “Não terá sido necessário plantar nada.” “Como você acha que Ronaldinho Gaúcho se vira?”

sábado, 14 de maio de 2011

ABOIO PARA FRANÇOÁ

François Silvestre de Alencar

Por Paulo Procópio (www.territoriopotiguar.blogspot.com):

O sertão resiste. O enfrentamento é coisa de honra. Onde se lava a moral. Sertão que repele as contra-venturas dos covardes. As traições do nunca mais. Sertão que vive nas veias dos homens de vergonha e tradição.

O sol do semi-árido é a luz ao redor do alpendre. Facho que leva a boiada quando chega à matina. O sertão é pedra espinho. Tangida de todo dia. Juremas e oiticicas. Passarinho na bebida. Riacho das invernadas. Desenhado das montanhas. A lamparina que alumia quando a noite chega. E a lua que abranda as veredas.

CONCENTRAÇÃO CONTRA DEMOLIÇÃO DO MACHADÃO

Do www.lauritaarruda.com.br



 Mais um capítulo na já atrasada, complicada, Copa em Natal. Natalenses inconformados com a demolição do Estádio Machadão e do Ginásio Humberto Nesi farão neste sábado, 14 de maio, às 14 horas, com concetração no Espaço Cultural Papa João Paulo II, o Papódromo.
Segundo os organizadores, o ato não é contra a realização da Copa em Natal, nem contra a construção da Arena das Dunas. É contra a demolição do estádio e do ginásio. Para os organizadores da caminhada, a Arena das Dunas pode ser construída em outro lugar, a cidade ganhando patrimônio e preservando o que já possui.
Durante o evento, assinaturas serão colhidas para uma Ação Popular contra a demolição, bem como para a renovação do Pedido de Tombamento do ginásio e do estádio, já enviado à Fundação José Augusto em maio do ano passado e que dizem, está desaparecido.
Os organizadores do evento solicitam aos que comparecerem à marcha que levem bandeiras e vistam as camisas de seu clube. 

quarta-feira, 11 de maio de 2011

O ESTADO É UM NEGÓCIO!

jfrancica.blogspot.com

Honório de Medeiros

Pedro deve ter uns dezenove anos. Magro, magérrimo, seu corpo ossudo sobra dentro da farda do supermercado. Há sinais claros de subnutrição. No rosto espinhudo um sorriso nervoso aparece e desaparece sem conexão com o que ele diz: sorri quando fala sério, fica sério quando parece brincar com a própria desdita.

 Pedro está noivo: quer casar logo, mas não pode. Pergunto-lhe se estuda. “Não tenho tempo”, diz. “Pego aqui às oito da manhã e só largo lá pras oito da noite, e, aí, tenho que pegar ônibus pra Zona Norte, do outro lado de Natal, é quase hora e meia de viagem.” “Chego cansado, só penso em dormir, nem a noiva eu vejo.”

                   “Está comprando as coisas para o casamento?”, pergunto. “Nada!” “A gente recebe um cartão do supermercado quando entra no trabalho e vai comprando, comprando, lá pra casa mesmo, pros meus pais, e no final do mês quase não recebe nada em dinheiro.” Faz uma pausa e continua: “mas minha noiva tá procurando emprego”. “Ela estuda?”, continuo. “Terminou o segundo grau, mas não foi em frente por que tem que ajudar em casa.”

 Pedro segue arrumando as mercadorias nas sacolas enquanto conversa comigo. Diz para mim que folga uma vez por semana, “às vezes”, já que quase sempre aparece um trabalho extra na empresa. E afirma enfático, que vai voltar a estudar, “é só as coisas melhorarem.”

                   Pedro não sabe, mas sua turma tende a aumentar cada dia mais. A lógica do capital é essa. E anda cada dia mais sofisticada: nos círculos íntimos do Poder o Estado é tratado como “business”.

 Os termos usados pelos gestores públicos pertencem ao mais fino dialeto econômico/financeiro: é “destino econômico” para cá, “benefícios fiscais” para lá, “mercado interno” ali, “agenda de desenvolvimento” acolá. É preciso “vender” o Estado, dizem eles. É preciso “captar” investidores, entoam.

 Pura lógica do capital que amealhando corações e mentes desprevenidos ou ávidos induz sua entrega à tarefa menos árdua e mais prazerosa de semear facilidades, mão-de-obra barata e grata e outros mimos ao custo óbvio de almoços, jantares, e viagens, para os predadores de fora, loucos para espoliar mais uma caterva de ingênuos sob a batuta firme e alienada da administração pública.

 Vão se multiplicar, leio na imprensa, graças às injunções dos sábios conselheiros da Corte ante os maestros da economia brasileira, as empresas no Rio G. do Norte.

 Elas vêm aí: lépidas e fagueiras, sem pagarem impostos, sem darem qualquer contrapartida para o resgate do atraso social, “mas gerando riqueza e empregos”, segundo a propaganda infernal dos publicitários.

 Riqueza para os ricos e empregos-farsas para os Pedros da vida, as Taís da vida – garçonete noite-e-dia em um “fast-food” desses que pululam por aí, a esconder rápido, um dia desses, suas lágrimas derramadas pelo filho recém-nascido e doente deixado em mãos estranhas enquanto o emprego é defendido com unhas e dentes; os Josés da vida – empregado de uma indústria “captada” no Sul maravilha, imposto “zero”, contribuição nenhuma, - quase um escravo, tal sua jornada de trabalho.

 E tudo continuará como sempre foi, desde que o mundo é mundo, por que essa história se repete há muito tempo.

                   Quem duvidar da história de Pedro, Taís, José, procure a Justiça do Trabalho. Leia as sentenças dadas pelos juízes de primeira instância.

 Delicie-se com a expropriação da força de trabalho da nossa classe média mais baixa. Com a história daqueles que sustentam este arcabouço todo reproduzindo, cada vez mais sofisticadamente, o modelo de exclusão social no qual vivemos.

 Projete, a partir daí, o futuro de nossa juventude cinzenta, aquela que se contrapõe à “juventude dourada” – os filhos das elites.

 E esqueça os excluídos: esses sequer constam corretamente nas nossas estatísticas governamentais, a não ser muito por cima, como quando imaginamos quanto à economia marginal, aquela à margem do Governo, produz dia-a-dia.

                   Enquanto isso, enquanto os Estados são “vendidos” lá fora, no Sul maravilha, no “estrangeiro”, conseqüência de um surto atrasado e colonial de um capitalismo ingênuo e predatório – que o diga, por exemplo, para ficarmos na área governamental, aquilo que a Petrobrás faz com o Rio Grande do Norte ao arrancar nossa matéria prima deixando quase nada em troca – Pedro, Taís, e José não sabem, mas a cada momento aumenta o custo social que eles têm que pagar para sobreviverem nesta selva de pedra: não há políticas públicas, não há projetos sociais, não há ações governamentais planejadas, não há governo, enfim, portanto a eles e a seus filhos estão destinadas escolas decrépitas e sem professores; postos de saúde sem médicos e sem remédios; bairros e ruas com postos policiais abandonados, viaturas policiais inapropriadas, quebradas e sem gasolina; e servidores públicos trabalhando como se estivessem em pleno século XIX.

 E como os Pedros, Taíses e Josés vicejam na lama obscura da alienação, terminam achando que plano de saúde, escola particular, automóvel, lazer, cerca elétrica, carro blindado, segurança privada é, pela ordem natural das coisas, algo ao qual somente os ricos têm acesso. Seguem em frente, portanto, a venderem seu suor, seu sangue, sua vida, a preço vil.

terça-feira, 10 de maio de 2011

NOAM CHOMSKY CRITICA OPERAÇÃO QUE MATOU BIN LADEN

Noam Chomsky

Ricardo Noblat - 10.5.2011


O intelectual americano Noam Chomsky publicou um artigo esta semana, na revista online "Guernica", com duras críticas à decisão do governo Barack Obama e uma condenação firme à operação que resultou na morte de Osama bin Laden.
Ele chama a ação de "assassinato planejado" e levanta o questionamento: "E se um comando iraquiano invadisse de surpresa a mansão de George W. Bush, o assassinasse e atirasse seu corpo no Atlântico?".

- "Em sociedades que professam um certo respeito à lei, os suspeitos são detidos e passam por um processo justo. (...) Nada sério foi provado (contra Bin Laden). Falaram muito da 'confissão' de Bin Laden, mas isso soa mais como se eu confessasse que venci a Maratona de Boston. Bin Laden alardeou um feito que considerava uma grande vitória".

- "Como reagiríamos se um comando iraquiano invadisse de surpresa a mansão de George W. Bush, o assassinasse e atirasse seu corpo no Atlântico? Sem dúvidas, seus crimes excederam em muito os que Bin Laden cometeu, e ele não é um suspeito, mas sim, indiscutivelmente, o sujeito que tomou as decisões".

- Sobre o nome da operação, Geronimo. "A mentalidade imperial está tão arraigada, em toda a sociedade ocidental, que parece que ninguém percebe que estão glorificando Bin Laden, ao identificá-lo com a valorosa resistência frente aos invasores genocidas. É como batizar nossas armas assassinas com os nomes das vítimas de nossos crimes: Apache, Tomahawk".

segunda-feira, 9 de maio de 2011

EU USO UMA MÁSCARA


Por Bárbara de Medeiros

Eu uso uma máscara.

Eu uso uma máscara.

Eu uso uma máscara.

Eu uso uma máscara.


Minha máscara não é de papel.

Não é de cartolina.

Não é de papelão.

É de ferro.


Minha máscara não ataca.

Não machuca.

Não irrita.

Me protege.


Minha máscara não faz mal aos outros.

Mas sim a mim mesmo.

Mas, no final do dia,

Eu uso uma máscara.

E sou feliz assim.

* Bárbara tem 13 anos.

domingo, 8 de maio de 2011

UMA SOLIDÃO CERCADA DE AMIGOS


Honório de Medeiros

                   Ariclê suicidou-se, tempos atrás. Mas quem foi Ariclê? Uma atriz global. Suave, delicada, simpática. E solitária. Antes de morrer estava fazendo o papel de mãe de JK, no seriado homônimo. Terminou sua participação e saltou do décimo andar do prédio onde morava, mergulhando para a morte.

                   Não é somente por ter sido atriz que chamou a atenção a morte de Ariclê. Nada disso. O que chamou também a atenção é que todos quantos foram a seu sepultamento eram seus amigos, muito embora ela fosse uma pessoa solitária. Morava sozinha, e segundo o relato do porteiro do prédio – ah, os porteiros de prédios, testemunhas silenciosas e onipresentes das nossas vidas – quase não recebia visitas.

                   Todos os amigos cobriram Ariclê de elogios. Não podia ser diferente. É da nossa tradição elogiar os mortos. E todos realçavam os laços de amizade existentes entre eles e até contavam, aqui e ali, algum fato vivido juntos. Nada diferente de velórios em outros mundos afora. Mas não freqüentavam o seu apartamento, esses amigos. Não invadiam sua cozinha, bisbilhotavam sua biblioteca, usavam seu toalete, deitavam em seu sofá. Ali estava um ambiente íntimo cheio de ausências.

                   Ariclê era uma pessoa solitária... Quase posso imaginar sua solidão tão comum em cidade grande. Conhece ela muitas pessoas, é conhecida e respeitada por muitas outras, trata-as por amigo, ou amiga, recebe o mesmo tratamento, mas com certeza não telefona para qualquer um deles para convidá-los a partilhar uma taça de vinho e um pouco de dor nas madrugadas melancólicas. Não é possível fazer isso porque o incômodo causado é muito grande. Transtorna-se a vida das pessoas. Atrapalham-se suas rotinas. E elas têm lá seus problemas, não estão dispostas a emprestarem seus ouvidos para ouvirem o que não conseguem resolver em si mesmas.

                   Antigamente as pessoas colocavam as cadeiras nas calçadas e contavam estórias, relatavam histórias, riam, faziam rir, e se solidarizavam umas com as outras. Mas isso faz muito tempo. Hoje não é mais possível, há a violência urbana, a televisão manieta, as portas e janelas estão todas fechadas. Enclausurando-nos estamos nos fechando para o mundo e para os outros. Nossa convivência passa a ser virtual. Podemos até almoçar juntos com um grande amigo, vez ou outra, mas quando a noite chega, no cotidiano, é cada um por si e Deus por todos.

                   Não por outra razão estamos cada vez mais sozinhos. Embora até mesmo estejamos acompanhados. Porque não nos dispomos a ser solidários. A estabelecermos pontes sólidas em direção ao outro. Pontes construídas com o cimento do sacrifício, da empatia, da história comum. Não por outra razão, quem sabe, Ariclê morreu. Para quem ela ligaria, no final de uma noite qualquer, de um dia qualquer, para dizer “venha, estou triste, preciso de você?”    

sábado, 7 de maio de 2011

OS FANTASMAS DE ERNESTO SÁBATO

Ernesto Sábato
calauza.wordpress.com

Em 30 de abril de 2011, por Franklin Jorge (http://www.franklinjorge.com/):

Arqui-rival de Jorge Luis Borges, Ernesto Sábato engrandeceu as letras argentinas e castelhanas, como escritor e pensador excruciado pela angústia de existir em um mundo marcado pela violência e a injustiça social. Cientista e artista plástico, freqüentou o grupo de surrealistas franceses, porém acabou por se tornar romancista, autor de uma obra importante mas não popular, pois é daqueles que obrigam o leitor a pensar.

Conhecido, sobretudo, por seu romance “Sobre Heróis e Tumbas”, uma monumental e misteriosa alegoria da América Latina e do nosso tempo, escreveu não apenas ficção. “O Escritor e Seus Fantasmas”, posteriormente enriquecido com “Meus Fantasmas”, uma longa e didática entrevista concedida a seu velho amigo Carlos Catania, publicados no Brasil pela Editora Francisco Alves, reproduzem suas idéias acerca da vida e da criação literária, constituindo-se, pois, em verdadeiros repositórios de sua experiência pessoal e estética e, a um tempo, valioso guia para outros autores e curiosos da literatura.

Li e reli esses livros, desde o seu lançamento, ainda nos anos oitenta do século passado, deles extraindo lições e motivos de reflexão que enriqueceram sobremaneira minha própria prática literária, pois sou desses que buscam o conhecimento que resulta da experiência alheia e, ao contrário de muitos outros escritores, não se acanham de aprender com quem sabe ou viveu mais.

A princípio não tinha nenhuma simpatia por Sábato, por causa de sua obstinada ojeriza a Borges, um autor que admirei desde que o li pela primeira vez, primeiro como poeta e depois como prosador e, por ser ele, Borges, além de humanista o guardião de um saber universal, um dos grandes mestres e estilistas de todos os tempos.

Depois, tornei-me amigo de uma grande escritora com quem ele se relacionou – chegou a pensar em casar com ela – e que, no curso de nossa amizade, chegou a me contar muita coisa a seu respeito, através de preciosa correspondência e de conversas até sua morte, em 1984. Claro está que me refiro a Luisa Mercedes Levinson, que escreveu a quatro mãos, com Borges, um conto – “La Hermana de Eloisa”, com o qual o deputado José Dias me presenteou, ao voltar de uma viagem à Argentina.

Considerando o escritor e o artista herdeiros do mito e da magia, quando interrogado sobre que espécie de conselho daria a um aspirante das letras, recomenda Sábato que o mesmo escreva até não poder mais, “quando se der conta de que não escrever o levará à loucura”. E, a seguir, que recomece a escrever “a mesma coisa”, em busca do aprofundamento, com os meios mais eficazes e uma experiência enriquecida com um pouco mais de desespero.

Uma lição feita de experiência que serve a todos os que se empenham em criar uma obra e que resume, sem excesso nem retórica, toda a estética de Sábato.

Nomeado pelo presidente Alfonsín para conduzir o grupo de civis que investigou as atrocidades cometidas pela Junta Militar que governou o seu país, numa época não muito remota, da qual resultou o documento “Tortura Nunca Mais”, Ernesto Sábato considera-se, antes de tudo, um homem de conflitos, pois para ele a única coisa estável nesta vida é a morte. Afinal, ser diferente não significa ser pior nem melhor, mas tão-somente diverso. E, como não existe cultura fundada na indiferença e na frieza, quando lhe falta a vivacidade a cultura se transforma em objeto de erudição. Justamente o oposto da vida.

A paixão é, para Sábato, o único combustível que não pode faltar ao artista. O criador seria o inverso do literato embotado pelo hábito e infenso às formulações novas.

Testemunha inflexível do nosso tempo, um tempo de desastres e reveses, como disse Bardiaiev da História, o autor de “Abadon, o Exterminador”, declara-se um defensor da sagrada indisciplina dos artistas, que são pessoas que vivem constantemente em estado de alerta e se propõem a levar adiante numerosos objetivos, geralmente turbados ou deformados pelas circunstâncias. E, escrever, um modo de enxergar as coisas.

Publicado em "O Santo Ofício"

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Recado de George Veras:

"A abertura será sábado, dia 07, a partir das 9 horas, na sede do Instituto Zulmirinha Veras, em Alexandria".

O SEPULTAMENTO DE BIN LADEN



Por Kydelmir Dantas:


Por aqui a conversa é esta:

Perguntaram ao Obama:

- Após morto, o que devemos fazer com o corpo do Bin?

- O ideal é jogar no mar.

- Porquê não o enterrarmos onde nasceu?

- É bom não arriscar. Em Mossoró mataram um cangaceiro do mal e hoje ele é quase santo!

UMA "NOVA ONDA NO CANGAÇO"



Honório de Medeiros

Em entrevista concedida ao escritor Franklin Jorge (www.franklinjorge.com), depois gentilmente transcrita por Jânio Rego (www.blogdafeira.com.br), defendi um estudo do fenômeno do cangaço firmado em paradigmas diferentes daqueles que, ainda hoje, são notoriamente utilizados na produção pré-científica em relação ao tema.

Descrevi o que seria essa nova “onda”, assim batizada por força da falta de uma expressão melhor, e calculadamente inspirada, a expressão, na obra homônima de Alvin Toffler, guru americano na moda em meados da segunda metade do século passado, “expert” em projetar o futuro.

Os paradigmas são simples e poucos: utilização do método científico na pesquisa do imenso acervo de dados existentes acerca do cangaço, hoje, e utilização da teoria da evolução de Darwin, na análise do material disponibilizado pela pesquisa.

Entre os argumentos elencados na defesa de minha proposta está uma constatação óbvia: hoje quase não temos fontes primárias a serem pesquisadas, e as poucas restantes – personagens que participaram diretamente do ciclo do cangaço – delas já se extraiu o possível e o impossível. Ressalvei a possibilidade de ocorrer, extraordinariamente, o que aconteceu em relação a Plácido de Castro, ou seja, a descoberta de papéis de um lugar-tenente seu, em um lugar remoto do interior do Rio Grande do Sul, alusivos ao período no qual o gaúcho lutou pelo Acre. Se acontecer algo assim, como por exemplo, a descoberta de um diário perdido do Coronel Floro Bartolomeu, será uma verdadeira festa para os pesquisadores do cangaço e coronelismo, mas, com certeza, absolutamente inesperado.

Um exemplo para explicar o que seria a “nova onda” em relação ao cangaço é a teoria do “escudo ético”, de Frederico Pernambucano de Mello, com certeza um dos nossos mais importantes e originais pesquisadores. Segundo essa teoria, calcada em metodologia científica – uma conjectura, portanto, exposta à refutação – os cangaceiros construíam um “escudo ético” para justificar sua senda criminosa: diziam agir como agiam como conseqüência de um sentimento de justiça oposto à injustiça de ações contra si ou sua família cometidas, tudo calcado em um ancestral código de conduta tipicamente sertanejo.

Podemos não concordar com a teoria de Frederico Pernambucano, mas não podemos negar que ela resulta do tratamento científico dado ao resultado – os “dados brutos” – obtido com as pesquisas realizadas durante a “onda antiga”, que coletava informações e as repassava, a grande maioria das vezes, sem qualquer checagem quanto aos fatos arrolados.

Quanto ao darwinismo, penso em sua utilização no âmbito das ciências sociais como a grande ruptura com os modelos anteriores, tais como o marxismo e o funcionalismo americano, o estruturalismo francês e Weber. O darwinismo é uma macro-visão da realidade, incluindo, aí, o campo social, a única a resistir à virada do milênio, esse mesmo milênio que deu contornos bem mais limitados ao pensamento de Freud e Marx. Darwin é o grande sobrevivente. Evidentemente quando abordo o darwinismo rechaço o assim chamado “darwinismo social”, que nem é darwinismo, nem é social, e somente existe hoje no cérebro de quem, realmente, não conhece a obra de Darwin. Criticar o darwinismo a partir do “darwinismo social” é, mais ou menos, como criticar a democracia pelos desvios ideológicos que ela possibilita. Típica do desconhecimento acerca do darwinismo é uma questão que foi formulada por um dos comentadores da entrevista: “a lei do mais forte, então, justificaria socialmente o cangaço?” A ciência não justifica nada; a ciência explica.

Uma “nova onda” em relação ao cangaço permitiria, por exemplo, demonstrar por que Lucas da Feira não foi cangaceiro. Aliás, a filosofia pode fazer isso: se Lampião é o paradigma, basta compararmos Lucas a ele e nos indagar se eram semelhantes. Obviamente não. Nem todo bandido rural era cangaceiro. Como permite a “nova onda” rir da afirmação feita por outro comentador de que eu nego “aos integrantes das camadas populares a capacidade de elaborar estratégias de vida por meio de operações intelectuais...” Nunca tinha visto nada tão disparatado. A lei da evolução confirma que desde a ameba, até o Homem, ou seja, qualquer ser vivo, sobrevive graças à capacidade de elaborar estratégias de sobrevivência. Está em Karl Popper, de quem recomendo a leitura. A habilidade “política” de Lampião – penso que o comentarista quer dizer habilidade guerreira – é algo concreto: não fosse assim ele não teria sido quem foi. Entretanto devemos colocar essa habilidade em seu contexto específico, qual seja, o jogo de poder inerente ao coronelismo que permitiu sua sobrevivência durante tantos anos no Sertão inóspito.

Enfim, nada mais interessante do que essas polêmicas que nos permitem aprofundar e redimensionar nossas opiniões. Não por outra razão elas me interessam vivamente. Ao contrário de quem não gosta de ser contrariado em me perfilo com D. Hélder Câmara: “me enriquece quem de mim discorda”. Nada tão belo. Nem tão correto, epistemologicamente pensando.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

MELANCIAS DO PADRE


Anotações de Viagem, por Jânio Rêgo (http://www.blogdafeira.com.br/)

Essas melancias da foto ao lado são daqui da Bahia, ali de Tucano. A ‘Melancia do Padre’ do título é na verdade um lugarejo do Rio Grande do Norte, entre Apodi e Pau dos Ferros, que fica nas margens da BR- 405.

É de lá um doce feito com gergelim, uma geléia, tão maravilhosa que não lhe damos o nome vulgar de ‘doce’ nem ‘geléia’. É uma especiaria que chamamos de ‘Espécie de Gergelim’.

O detalhe gastronômico é a rapadura usada como açúcar. Sem isso não tem ‘Espécie’.

Elizabete é a doceira que me contou a história do nome original do lugar. Um padre que celebrou a primeira missa na igreja nova, há muitos anos. Virou Melancia do Padre, mas hoje chamado simplesmente de Melancias.

Apesar da história e do nome, a doceira não vende doces de melancia. Mas prometeu que na minha próxima viagem ao interior do Nordeste vou encontrar o doce com a fruta que dá nome à sua terra.

É feito com a casca ralada - me disse quando fui saindo, sentada numa cadeira-de-balanço no alpendre.

A BOEMIA MOSSOROENSE SEGUNDO "SEU RAIBRITO", 1947


Foto Manoelito Pereira
Do telescope.zip.net

O acesso a determinadas fotografias de época, as quais rapidamente as associei a um texto constante da obra Páginas Arrancadas (memórias), cujos dados acham-se descritos nas referências bibliográficas abaixo, motivaram-me a escrever esta postagem. Esta obra foi elaborada em 1976, e publicada em 2010. Gostaria de sugerir, sem compromissos, a todo mossoroense a leitura deste livro. O autor, Raimundo Soares de Brito, (91), natural de Caraúbas-RN, mas cidadão mossoroense. Nas diversas obras de sua autoria, priorizou a pesquisa e o resgate das memórias desta cidade, e o fêz de uma forma belíssima, com uma linguagem simples, até lúdica, sem rebusques e frescuras: escreveu com a alma. Transcrevo o texto constante da obra em referência, em sua página 51, como parte do conteúdo textual desta postagem.

"Naquele tempo a diversão principal aqui (Mossoró) era se fazer uma perninha pelos bares da cidade, tomar umas e outras e depois subir.
 
Vamos subir? Todo mundo já sabia que o convite estava feito para se à zona - o ambiente noturno, alegre e único da cidade. Ali no Art Nouveau que a gente popularmente falando dizia Alto do Louvour, se encontrava de tudo para saciar os desejos da carne: música, jogo de baralho, roletas, bebidas e mulheres. Sobretudo mulheres ...
 
Afora o Bar Brahma, quase todas as outras pensões era conhecidas pelos nomes das suas proprietárias: Maria Florentina, Luizinha, Maria Cordeiro, Zeca de Manduca, além de outras casas alegres pelas imediações sem falar no Rasga ou Cai Pedaço onde funcionava o baixo meretrício. Ali pelas imediações uma série de carrocinhas e pequenos comerciantes fazia um comércio ambulante onde se encontravam o cigarro, confeitos, chicletes, pipocas e uma série de outras guloseimas. Cristino sobressaia-se com galhardia vendendo suas afamadas avoêtes e outros salgadinhos que iludiam os estômagos, quase sempre encharcados de bebidas, de todos nós.

Depois, vieram as pensões com nomes pomposos, algumas até hoje existentes: Las Vegas, de Núbia; Coimbra de Luzia Queiroz; Estrela de D. Laura; Casablanca e outras, dizem que agora sem a movimentação, a alegria e o encanto daqueles tempos. A concorrência dos Motéis e de casas clandestinas e a licenciosidade mataram aquele comércio pecaminoso, mas alegre de carne humana, dos nossos dias de juventude e mocidade .. "

A imagem 01 mostra um dos trecho da Rua Nilo Peçanha, no antigo Alto do Louvor. Manuelito Pereira, (1910-1980), deva ser o provável autor das imagens.

Fontes: BRITO, Raimundo Soares de, (23/04/1920), Páginas Arrancadas (memórias), Fundação Vingt-un Rosado, Coleção Mossoroense, Série C, Volume 1588, abril de 2010; Origem do arquivo fotográfico - site Azougue.com, acessado em 29/12/2010.