quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

O CAMINHO SE FAZ AO CAMINHAR


“A formação de educadores se dará concomitantemente ao desenvolvimento das práticas democráticas”. (Norberto Bobbio)

(*) Rinaldo Barros

A conversa de hoje vai ser coberta de nostalgia. Afinal, eu sou do tempo em que a juventude possuía ideais e ainda se acreditava na utopia. Além disso, as equações político-ideológicas eram simplificadas. Havia governo e oposição, claramente definidos. Era mais fácil delimitar o campo dos adversários e até do inimigo principal.

Na teoria clássica marxista, o sujeito da história era determinado: o proletariado industrial tinha interesses próprios que negavam -se contrapunham -, na sua prática, aos interesses da classe dominante.

Dado o aumento contínuo do seu contingente e a agudização das contradições, o proletariado teria condições para generalizar, para o conjunto da sociedade, suas, aspirações de libertação. O proletariado unificava politicamente a vontade geral de mudança.

Tudo era claro como água de rocha. Bastava construir o partido, internacionalista, e estabelecer as alianças (com o campesinato e com a fração da burguesia "nacional") e estavam dadas as condições para a longa marcha da conquista da nova hegemonia. O processo poderia ser pacífico ou não. A tática dependeria do inimigo. Era o sonho garantido ou sua utopia de volta.

Saudades fora, qual é o problema, então?

Negó seguin: no caso brasileiro, formou-se uma heterogeneidade estrutural nas classes dominadas e surgiu um novo tipo de padrão de desenvolvimento capitalista que, simplesmente, destrói o argumento clássico, em relação à questão de hegemonia do proletariado.

Explico-me: o Brasil alavancou o seu processo de desenvolvimento tardiamente e se inseriu no sistema capitalista-industrial já na fase monopólica (na verdade, oligopólio). Saltou de cara do modelo agro-exportador para o desenvolvimento industrial-internacionalizado.

Desde então, fábricas de automóveis, fábricas de aviões, fábricas de locomotivas elétricas, de computadores, siderúrgicas, refinarias, pólos petroquímicos, industriais de química fina, dentre outros, convivem com latifúndios improdutivos, com trabalhadores informais e com uma economia camponesa atrasada, pré-capitalista.

Este tipo de desenvolvimento dependente caracterizou-se ainda por um crescimento urbano acelerado e pela formação de um amplo e crescente setor de serviços sofisticados, ao lado da implantação de um modelo cultural (“the american way of life”) consumista, ainda que de forma caricata e incompleta.

Em que pese haver avançado anos-luz em sua cidadania, a sociedade civil brasileira ainda está engatinhando. Ainda tem que decidir para onde dará os primeiros passos, resolvendo o dilema partido ou movimento social, basismo-assembleísmo ou representação política.

A dificuldade maior está na falta de clareza nas análises sobre o peso do século XX (conceitos ultrapassados), a qual perturba a visão do presente, mutante e inusitado. Parece que não se percebe que a classe operária brasileira não é semelhante à européia e que o atual padrão de desenvolvimento é diferente daquele do capitalismo competitivo-liberal. Não se percebe também que o futuro do Brasil não vai se desenvolver político-socialmente como ocorreu na Europa.

É preciso, portanto, decifrar - estudando nossa história recente - o enigma da expressão das peculiaridades da sociedade brasileira.

Quero compartilhar algumas perguntas ainda em busca de respostas:

Como construir esta nova sociedade de universalização, inclusiva e de uso dos benefícios das inovações tecnológicas, assegurando a participação efetiva do cidadão, defendendo a Natureza?

Como incluir o cidadão digitalmente, considerando que nossa população se encontra em estágios diferenciados de desenvolvimento ou de solução dos problemas básicos de educação, saúde, alimentação, higiene, infra-estrutura de esgoto, energia elétrica, água potável e urbanização?

Nossa população não pode ficar excluída desta nova utopia do espaço urbano.

Tenho claro que o poder público, mais do que qualquer ator, deve ser o articulador, organizador, promotor, orientador, fiscalizador e gestor das potencialidades emergentes. O resto está por se descobrir.

Ainda bem que o velho Marx afirmava que ele próprio não era marxista.

E, bem mais perto de nós, o Che nos legou esta frase lapidar "Não existe caminho, o caminho se faz ao caminhar”.

 

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

ENTENDAM QUE TODOS OS ESTADOS SÃO POLICIAIS

Aaron Swartz


 
Pedro Doria, O GLOBO
O desespero de Aaron
Ele tinha 14 anos quando chamou a atenção, pelo brilho, das maiores mentes da internet. Agora, está morto
Na sexta-feira, dia 11, Aaron Swartz cometeu suicídio em seu apartamento no Brooklyn, Nova York, onde vivia com a namorada. Tinha 26 anos, se enforcou. Fazia exatos dois anos do dia em que fora preso e seu pesadelo começou. Era, já desde os 14, uma das mentes mais brilhantes e influentes da internet. Por vezes demais, parece, o gênio da rede está apenas em jovens bilionários do Vale do Silício. Engano. Aaron era do tipo que escolheu não ser um deles. Um erro de juventude, e a mão pesada do governo americano, parecem ter contribuído na decisão.
RSS é daquelas siglas que poucos conhecem mas sem as quais a internet não funciona. É uma forma de fazer assinaturas de conteúdo na rede. Hoje a tecnologia é usada para que informação flua pelas redes sociais. Não é nunca trivial estabelecer um padrão geral, simples, aberto, com o qual inúmeros fabricantes sintam-se à vontade, que todos aceitem. Aaron foi um dos seus criadores aos 14 anos.
Nascido em Chicago, era um rapaz muito magro, imberbe. Seu computador, um Macintosh portátil já muito velho para o tempo, com inúmeros problemas, a tela já quase incapaz de gerar brilho. Foi rapidamente adotado por gente como Dave Winer, inventor dos blogs, Cory Doctorow, um dos mais influentes pensadores da internet, e pelo advogado Larry Lessig, de Stanford e Harvard, talvez o maior especialista jurídico do mundo digital.
Aaron fez dinheiro com o Reddit. É, hoje, um dos sites mais visitados do mundo. Nele, os usuários colocam no ar links para o que consideram mais interessante. Estes links ganham votos para cima ou para baixo, o material mais bem votado vai à capa. Curadoria coletiva. Boa parte do sistema que mantém Reddit no ar saiu do computador do jovem programador. (Já era um Macintosh mais avançado.) Quando o Reddit foi comprado pela Condé Nast, a maior editora de revistas dos EUA, Aaron Swartz botou um bom dinheiro no bolso.
Sua causa: ele acreditava em liberdade do fluxo de informação de interesse público. Bom não confundir com o pirata da esquina. Nunca se meteu com música ou filmes. Seu primeiro feito foi entrar no sistema Pacer, baixar 20% do conteúdo e publicá-lo gratuitamente online. É o banco de dados onde estão todas as decisões judiciais tomadas nos EUA. Tudo em domínio público, embora o Pacer cobre taxa para acesso. O FBI entrou na investigação, tentou cercá-lo de toda forma, mas ninguém foi capaz de descobrir uma lei que tivesse quebrado.
Universidades e bancos de artigos não queriam processo.
Estudante em Harvard, Aaron foi além. Tinha acesso ao Jstor, o principal banco (pago) de papers acadêmicos. As universidades americanas pagam para que seus alunos possam consultar o trabalho publicado de cientistas livremente. Porque tinha acesso legal, Aaron baixou milhões de papers, muitos deles em domínio público, nem todos. Aí tornou tudo disponível. Desta vez, o FBI tinha uma razão para investigá-lo. Prendeu-o, foi solto por ordem do juiz, aguardava julgamento em liberdade.
Seus principais amigos consideram que errou. Mas, juridicamente, o caso é complicado. A turma do Jstor decidiu que não queria processar. Universidades, que pagam pela assinatura, são suas principais clientes e não iam deixar de pagar pelo serviço. O MIT, em cuja rede Aaron estava ligado quando fez o download, se absteve. E papers acadêmicos são, por natureza, já trocados livremente por cientistas. Não são como um DVD, um livro, um disco. A discussão sobre direitos autorais é tensa no meio científico. Preocupam-se mais com autoria. Afinal, é justamente para que informação científica circule com rapidez e facilidade que a internet foi criada. Não é à toa que, diferentemente da indústria cultural, a turma do Jstor simplesmente tirou o corpo fora do processo.
Mesmo que os principais prejudicados não quisessem levar o caso à Justiça, o governo americano decidiu processá-lo. Mais, quis fazer dele um exemplo na luta contra pirataria. Queria uma pena de 30 anos. Nenhum pirata real jamais foi condenado a tanto.
Um único excesso de juventude, a falta de proporção do governo dos EUA e, aparentemente, uma depressão clínica custaram ao mundo um grande talento. Faz mal, até, à causa dos direitos autorais.

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

OLIVIO DUTRA, PT, EX-GOVERNADOR DO RS X PT

No PT.2.0 não há lugar para Olívio Dutra

Elio Gaspari, O Globo
 
Num momento luminoso para o PT, o companheiro Olívio Dutra, fundador do partido, ex-prefeito de Porto Alegre e ex-governador do Rio Grande do Sul, disse ao deputado José Genoino: “Eu acho que tu deverias pensar na tua biografia, na trajetória que tens dentro do partido. Eu acho que tu deverias renunciar. Mas é a minha opinião pessoal, a decisão é tua. Não tenho porque furungar nisso.”
 
Dias depois o comissário André Vargas, secretário de Comunicação do partido, disse que Olívio fora “pouco compreensivo”. E mostrou a faca: “Quando ele passou pelos problemas da CPI do Jogo do Bicho, teve a compreensão de todo mundo. (...) Ele já passou por muitos problemas, né?”
 
Engano. Durante o governo de Olívio Dutra, o PT gaúcho foi apanhado numa maracutaia, mas ele nunca foi acusado de envolvimento direto no caso.
 
Processo judicial, nem pensar. Genoino e seu colegas foram condenados pelo Supremo Tribunal Federal.

Olívio Dutra é de um tempo em que petistas rachavam apartamento em Brasília (seu parceiro era Lula). Quando deixou a prefeitura voltou a ser um bancário.
 
Com seus bigodes e uma bolsa tétrica, anda de ônibus. Passou por problemas, mas nunca passou pelas soluções dos comissários de hoje.
 
A resposta do André Vargas indica que no PT 2.0, uma pessoa com a biografia de Olívio é um estorvo, tornando-se necessário colocá-lo ao alcance de qualquer suspeita.

domingo, 13 de janeiro de 2013

ESCOLHA


Regina Azevedo*
Poetinha na empresa Iapois, poesia


encolheu-se num mar de solidão
mesmo tendo,
à sua volta,
um oceano
de gente
que lutaria
corpo e mente
pra nadar
nele.



* Regina Azevedo tem treze anos e alguns dias. Segundo ela mesma, até recentemente tinha a idade de um uísque bom.

ESTIMULADO PELO DESAFIO

 
 
Franklin Jorge
 
Ao término de minha primeira semana à frente da Pinacoteca do Estado, creio que o balanço é positivo. Reencontrei-a, trinta anos depois, no mesmo estágio em que a deixei e com a peculiaridade de ter um corpo funcional exclusivamente formado por “guias”, aos quais vamos atribuir novas funções, pois seria contraproducente manter o quadro atual composto de 21 servidores e todos eles exercendo a mesma função. Para que se tenha uma ideia dessa situação, minha antecessora no cargo era quem varria e limpava a própria sala.
 
Apesar dos desafios e obstáculos a enfrentar e superar, através da reavaliação do quadro funcional, esses primeiros dias de trabalho desenharam novas perspectivas para a Pinacoteca do Estado que em três décadas, teve uma única mudança significativa: foi reconhecida como tal e mudou de endereço; saiu do prédio do antigo Quartel General, hoje Memorial Câmara Cascudo, para o Palácio Potengi, por muitas décadas a sede do Governo do Estado.
 
O gesto do deputado estadual José Dias de Souza, comprometendo-se em apresentar uma Emenda Parlamentar ao Orçamento Geral do Estado no valor de 250 mil reais, reveste-se de grande significado para todos nós e, em especial, para a Cultura. Pela primeira vez na história do nosso Parlamento um deputado mostra-se sensível às necessidades e carências crônicas da Pinacoteca do Estado, gesto supervalorizado pelo fato de ser o deputado José Dias líder da oposição e crítico do Governo. Ao fazê-lo, José Dias – homem culto e refinado que defende os interesses populares – sobrepõe-se às mesquinharias provincianas e nos dá um exemplo de cidadania que devemos reconhecer e louvar para que sirva de incentivo a outros parlamentares.
 
Na última terça-feira (8), em conversa particular com os funcionários, pudemos ter uma visão mais próxima da realidade e a partir desse diagnóstico prévio já podemos saber, em relação aos que trabalham pela manhã,com quem podemos contar e o que esperar de cada um. Senti uma grande falta de entusiasmo generalizada.
 
Na quarta-feira (9) a Secretária Extraordinária de Cultura, professora Isaura Amélia Rosado Maia despachou na Pinacoteca e prometeu-nos fazê-lo uma vez por semana, para discutirmos questões de interesse e agilizarmos ações que clamam urgência e são necessárias à efetivação de nossos projetos que incluem além da reforma do Palácio Potengi, onde estamos instalados, e já prevista antes de minha posse, a refundação da Oficina de Gravura Rossini Quintas Perez que deve reintegrar-se ao complexo da Pinacoteca, conforme a ideia original que previa, para a Pinacoteca, atividades didáticas.
 
Ontem (quinta-feira, 10) já definimos que a artista plástica Sayonara Pinheiro será a Curadora da Pinacoteca e estamos fazendo gestões para que tenhamos um vice-diretor executivo com perfil de alguém que é do ramo, cosmopolita, tem uma visão de conjunto e sabe fazer. Também estamos atraindo e conquistando a colaboração de voluntários que se dispõem a nos ajudar a fazer da Pinacoteca do Estado aquilo que, no jargão dos museólogos, é chamado de “museu quente”, ou seja, um espaço não estanque, vivo e ativo. Ainda ontem, em contato com o Diretor de Relações Institucionais da Pinacoteca do Estado de São Paulo, Ivo Mesquita, obtivemos o seu compromisso de nos ajudar na reestruturação da Pinacoteca que tem um largo espectro de desafios e obstáculos a vencer.
 
O desafio de administrar a Pinacoteca do Estado do RN exige-nos muito mais que estímulos governamentais ou movimentos individualizados da iniciativa privada. Disso temos plena consciência.

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

HOMEM, QUEM ÉS?



Honório de Medeiros

Esse homem que o acaso colocou em minha frente é uma incógnita. Nada sei a seu respeito. Se observo os detalhes que a sua aparência externa coloca ante meus olhos, e concluo algo, posso incidir em uma oceano de erros. Afinal, sob seu verniz de civilização pode se ocultar qualquer ignomínia.

Não faz pouco tempo, foi ele gentil com uma criança. Vi, mesmo, de soslaio, a mãe lhe sorrir complacente, como quem acha muito natural receber, sua cria, as atenções do mundo. O gesto me fez lembrar as contradições do ser humano. Ele mesmo, o observado, que desarrumou, com um afago, os cachos do cabelo da criança, em outra ocasião, outra circunstância, uma guerra, talvez ordenasse um bombardeio que vitimaria tantos outros sorrisos infantis.

Por certo não falo a mesma linguagem que ele. Quantas formas há de entender uma só palavra? Malsã atividade, a dos lógicos, a dos filósofos da linguagem, que pretendem descobrir o meio de diminuir a distância entre aquilo que percebo e o que digo. Se lhe chamasse a atenção e perguntasse algo, poderíamos divergir tanto, e acerca de coisas tão banais...

"Todavia, entre mim e esse homem glacial, sinto todos os espaços vazios que separam os homens". É como disse Saint-Exupèry, em um artigo para o Paris-Soir, em 1935, contando sua experiência de viajar, à noite em um trem repleto de mineiros poloneses que voltavam à sua terra natal, expulsos da França pelas contingências da economia.

Vazios semelhantes àqueles expressados por Elliot, em "The Waste Land": a angústia da constatação da impossibilidade da comunicação humana; a percepção de sua solidão essencial, primitiva, indescartável. 

"Estou mal dos nervos esta noite. Sim, mal. Fica comigo.
Fala comigo. Por que nunca falas? Fala.
                  Em que estás pensando? Em que pensas? Em quê?
Jamais sei o que pensas. Pensa."
 

"Penso que estamos no beco dos ratos
Onde os mortos seus ossos deixaram."
(Uma Partida de Xadrez, Elliot). 

Poderia o amor, esse sentimento tão tipicamente cristão, aproximar os homens? Desnudar sua alma, lhe fazer não rir, nem chorar, mas compreender, como queria Spinoza? Dar, a eles, a capacidade de transcender a mesquinha luta pela sobrevivência, que coloca em lados opostos os que deveriam semear juntos?

Ou essa é uma missão utópica, e não há tempo para sentir quando não conseguimos refletir acerca dessa misteriosa rede de aliciamento e cooptação que nos induz a darmos o pior de nós mesmos em praticamente todos os momentos de nossa vida?

Podemos ter alguma esperança, mesmo depois de tantos mil anos de aperfeiçoamento na capacidade de destruir, matar, e nenhum progresso quanto ao ideal de fraternidade humana?

Saint-Exupèry, esse tão injustamente banalizado filósofo da melancolia, da nostalgia, já dissera: "É absolutamente necessário falar aos homens". Em sua "Carta ao General X", escrita em La Marsa, perto de Túnis, julho de 43, para o “Le Figaro Littéraire”, ele denuncia: "Ah!, General, só existe um problema, um único, em todo o mundo. Restituir aos homens uma significação espiritual, inquietações espirituais. Não é possível viver-se só de geladeiras, política, orçamentos e palavras cruzadas, não é mesmo?"

Um sentido para a vida.

Teria a vida sentido?

Se nos indagassem: "homem, que és tu?", teríamos que responder "aquele em cuja biblioteca os livros de poesia perderam seu lugar para os de computação?". 

Meu companheiro anônimo se fora. Tinha perdido, eu, a chance de lhe falar acerca de tudo isso que poderia nos aproximar ou afastar: a solidão, o sentido da vida... Não seria dessa vez que construiríamos uma ponte entre a clausura de nossas almas.



domingo, 6 de janeiro de 2013

O VELÓRIO


Charles M. Phelan

...
As razões de minha tarefa não importam nesse momento. Apenas importa o fato de que não há maior solidão que observar um morto. É como estar morto.
Nunca cuidei de um cadáver antes. Já cuidei de muitas outras coisas, mas nunca de um morto. Distintamente observei algo peculiar relegado apenas àqueles, penso eu, que se submetem a este ofício.
Uma delegação tão psicologicamente severa que agi com intemperança e repugnância diante da ordem, sussurrando excrementos de indignação ao meu mandante, inconsistentes com o decoro de quem deve obedecer fielmente sem questionar.
Ah! Como me abalaram os dias que antecederam aquele momento. Sofri de dores intensas. Cada segundo e minuto e hora que simplesmente me atormentaram ao longo dos dias. Meu Deus de todas as divindades (em mãos, o meu rosário de contas vermelhas), por qual razão as angústias d’alma não me deixam a mente? Já não basta a doença que me afligi?
Não pude resistir a uma ordem superior. Surpreendido, acatei. Meu coração palpitava desconcertado.
Minha insatisfação cresceu e meus dias foram ocupados por pensamentos que ora me paralisavam a mente ora me enfraqueciam o corpo. Noite e dia perderam seu ritmo natural e meu relógio biológico passou a rejeitar as demandas tão próprias da fisiologia humana. Meu ciclo circadiano desordenou-se. Contrario a lógica, a escuridão da noite me mantinha em vigília, enquanto o dia me conduzia à exaustão absoluta. Supliquei, inutilmente contra minha tarefa de observar o morto. Apelei com orações celestiais ao meu mandante para que noutro momento, num futuro mais adiante ou noutra oportunidade mais conveniente, me fosse delegado o encargo. Mas não agora. O silêncio veio como resposta e meu apelo foi rejeitado tacitamente.
Essa seria a minha vez.
E assim foram todos os dias até o meu encontro com o morto. O que poderia um morto fazer comigo? Nada no plano físico, eu sabia. No plano psicológico, todavia, muitas coisas. Sem opção, fui ao seu encontro, mas antes de nos apresentamos por completo observei-o a distancia. É preciso cautela nas apresentações, principalmente a que estava prestes a acontecer.
Lá estava ele, mortinho-mortinho, imóvel, não por opção, visto que naturalmente o estado de morte não é objeto de escolha para maioria das pessoas, e sim, talvez, derivado da velhice ou por razões acidentais ou planejadas ou por alguma doença. A verdade é que hoje eu iria vigiar um cadáver. E ele já estava ali, a alguns metros do meu olhar precavido.
O corpo encaixotado em madeira de carvalho vestia um paletó cinza que me apetecia o gosto, lembrando-me, pelo estilo do corte, um modelo que parecia cair bem estivesse eu naquele predicamento, ou não. Pensei em algumas ocasiões durante minha observação, que o caixão me caberia perfeitamente. Fisicamente não havia diferença entre eu o morto e, se alguma houvesse, meu tanatopraxista certamente usaria de algum artifício técnico de modo a me acomodar no interior daquele confinamento.
Cheguei mais perto. Investi em sua direção antes de correr o risco de ser observado primeiro. Que loucura, ele estava morto. Olhei-o lentamente direto na face lânguida e pálida. Parecia anônimo num primeiro olhar, mas o foco dos meus olhos absorveram suas feições em minha memória, encontrando familiaridade em lugares do meu cérebro onde passado e presente se misturam.
Passei a recorrer por todos os cantos da minha memória buscando uma identificação daquele homem. Não bastava a agonia de estar sozinho ali, agora tinha também a preocupação de que estava na companhia de um conhecido.
Não consegui identificar completamente as feições do morto muito provavelmente por nunca, na condição de vivo que estou, ter conhecido alguém, pela primeira vez, penso, naquele estado. Lembrava meu pai de certo modo, mas era jovem por demais. Poderia ser um irmão um pouco mais novo. Mas eu também não tinha irmãos mais jovens. Eu era o mais jovem dos cinco irmãos, e havia muito tempo que não ouvia falar deles. Prossegui tentando
identificá-lo. Apalpei seu rosto relegando ao tato as resposta de minha angústia. Meu Deus quem será esse homem? Pensei.
Permaneci por certo tempo recostado contra o pesado caixão observando aquele semblante, mas após alguns instantes a ausência de respostas me causou uma inquietação. Meu coração desencadeou batimentos descompassados que levariam qualquer maestro a loucura se postas numa partitura. Um calor interno intenso me fazia recorrer ao lenço de bolso. Passei a andar em sentido horário em volta do caixão. Olhei os detalhes de cada ângulo de sua face, pescoço e cabelo. Observei cada segmento do rosto separadamente, atento as simetrias da familiaridade. Talvez se os olhos estivessem abertos tudo seria mais fácil e a identificação mais acurada. São nos olhos os traços mais fortes da compleição humana. Do tronco observei apenas o porte dos ombros, e por eles avaliei o peso. Pelo comprimento do caixão, a altura. Da pele jovial, ainda que através da perfeição da maquilagem, e mesmo sob o efeito sui generis da morte, estimei a idade.
Uma criatura de razoável beleza, mortinha, mortinha. Os olhos cerrados como de praxe e harmonizados pelos retoques impecáveis de um profissional preparador de defuntos que, num primeiro olhar, provoca no observador o singelo comentário, “aahhh.. pela expressão, ele morreu em paz. Que Deus o tenha.” Eu não enxergava nada - nem sinais de paz nem de desassossego. Meus olhos não desgrudavam do desejo de reconhecer aquele gentleman.
Confesso que não sei se há paz na morte. Por ser a paz um estado de espírito, como um cadáver, como simples manifestação da armadura física desse espírito, pode provocar qualquer comentário de que morrera em paz?
Jamais os vivos se reconciliam com a morte
As horas se passavam e em breve a casa funerária abriria as portas para a última visita de amigos e familiares. Forcei a mente como se estivesse a empurrar a massa cinzenta de meu cérebro até as profundezas do meu inconsciente. Retoquei a testa com o lenço já encharcado. Não queria que aquele homem fosse enterrado sem que eu pudesse identifica-lo. Tornei a observá-lo intensamente.
Em breve, após os primeiros visitantes, a tampa seria fechada, e eu seria deixado para sofrer com sua imagem que me perseguiria para o resto da vida.
O caixão possuía uma tampa daquelas que se dividem em duas. Uma parte expunha o tronco e a cabeça. A outra, fechada, expunha da metade para baixo.
Meu desejo de identificar o homem do caixão virara uma obsessão. Baixei a cabeça fingindo estar em oração. Cobri parte do rosto com o lenço. Fixei meu olhar no chão e no morto. Ao meu redor pude observar a presença das primeiras pessoas e nada mais. Um silêncio enorme engoliu o lugar. Mantive a mesma postura roubando, sub-repticiamente, uma visão do gentleman. Insisti em lembrar do homem, mas já estava sem a energia necessária para o meu intento. O silêncio continuou. Havia algumas pessoas, mas não consegui ouvir um único som. Nada. Nem um respirar.
Inconformado, recuei. Sempre de cabeça baixa. Fui até o fundo do salão em silêncio, no contra fluxo dos que se aproximavam do caixão.
Levantei a cabeça levemente percebendo o vulto e o fechamento da tampa de carvalho pesado. Todos estavam sentados de costas para mim, com exceção dos homens que marchavam lentamente em minha direção e para fora do salão trazendo o pequeno caixão. Cada qual de posse de uma das quatro alças.
Finalmente, levantei por completo a cabeça, olhei e olhei com atenção até que, já bem perto, reconheci os traços dos quatro homens que traziam o caixão.
...

sábado, 5 de janeiro de 2013

AINDA SOBRE EXUPÉRY

 

 
Carlos Roberto de Miranda Gomes

Ansiei por muito tempo, a publicação desse livro "ASAS SOBRE NATAL", do escritor João Alves de Mello, narrando a passagem de pilotos por esta cidade e Parnamirim, em particular sobre Antoine de Saint Exupéry. Infelizmente, nele não enxerguei a afirmativa sobre a estada em Natal do extraordinário escritor...
 
As fotografias apresentadas à página 168 do livro possuem nominata dos personagens, uma delas reproduzida na última página (450) apontando Exupéry como o de nº 2, parecendo-me, não necessariamente ter sido feita pelo autor da obra. Aliás, nessas anotações consta a mesma pessoa com nomes diferentes: "Emont" (rádio) e "Ezan" (rádio), que na última página corresponde ao de numeração 3.
 
Tal fato, no entanto, não diminui a qualidade da obra, rica em detalhes e trazendo, em relação a Exupéry um texto do jornalista francês e historiador da história da Latecoere Jean-Gerard Fleury, contemporâneo do piloto-escritor do Pequeno Príncipe, onde é enfático: ..."Todos os seus companheiros fizeram muitos voos sobre o Brasil. Mas ele só transitou por aqui rapidamente. Conhecia bem o Rio e Natal, porém, mas (sic) como passageiro de navios. Como os monoplanos Laté dificilmente poderiam vencer uma longa travessia, como a do Atlântico, navios tipo destróieres, faziam a viagem, em tempo record entre Dakar/Natal, onde os sacos de correspondências eram colocados nos aviões que partiam rumo ao sul."...
 
Aliás, ele faz um comentário que coincide com os mesmos argumentos que usei durante um debate em evento realizado no Museu Câmara Cascudo, com o Cel. Hippólyto da Costa, numa mesa em que estavam também presentes o jornalista Vicente Serejo e o escritor Pery Lamartine, onde contraditei o pensamento daquele ilustre militar da reserva, quando afirmou da impossibilidade de Exupéry ter vindo a Natal porque o seu avião não possuía estabilidade para o tráfego entre Buenos Aires e Natal e eu ponderei – “a vinda daquele famoso piloto a Natal, em viagem certamente de fiscalização da linha, não necessariamente teria de acontecer pelo ar, pois ele costumava viajar de navio, como foi desde a primeira vez em que veio para a América do Sul”!
 
Mas o assunto permaneceu sem uma conclusão dos participantes daquele evento.
 
Pesquisei na internet no site do Instituto Saint Exupéry (www.saintexupery.com.ar) onde há uma coluna chamada “Les lieux”, com o desenho de um globo terrestre assinalando no mapa do mundo, em vermelho, os pontos da linha francesa e, no Brasil, está assinalada Natal, com o seguinte texto:

"Natal – Brésil
Natal est Le point d´Ámérique Du Sul Le plus rapproché de La côteafricane d´où l´Aéropostale envisageait de farire partir lês avions devant assurer une laison transatlantique exclusivement aéronautique. C´est donc à Natal qu´amerrit en 1939 l´hydravion de Jean Mermoz, premier pilote à accomplir cet exploit. En as qualité de chef de l´Aeroposta Argentina, Antoine de Saint Exupéry se rend à plusieurs reprises a Natal sans que l´on puísse établir avec précision lês dates. On raconte qu´on peut encore y voir La Maison ou il aurait logé lors de sesdifférentes visites. On raconte que l´idée dês baobabs qui menacent la planète du Petit Prince lui aurait été suggérée par um arbre géant vu à Natal."

Tradução feita gentilmente pela Professora Madalena Rosado:
 

"Natal é o ponto da América do Sul mais próximo da costa africana, onde a Aeropostale visava fazer partir os aviões devendo assegurar uma ligação transatlântica exclusivamente aeronáutica.
É pois em Natal que amerrisa em 1939 o hidroavião de Jean Mermoz, o primeiro piloto a completar essa exploração. Na sua qualidade de chefe da Aeroposta Argentina, Antoine de St. Exupery esteve várias vezes em Natal sem que se possa estabelecer com precisão as datas. Conta-se que ainda se pode ver lá a casa onde ele teria se alojado nas diferentes visitas. Conta-se que a ideia dos baobás que ameaçam o planetas do Pequeno Príncipe. lhe teria sido sugerida por uma árvore gigante vista em Natal."
 
Nesse site não existe uma só fotografia com Saint-Ex usando óculos, nem com o seu corpo com aparência de sobrepeso, como aparece nas fotografias do livro de João Alves, com uma estatura não condizente com o que se comentava - ser um homem alto.
 
Quando escrevi e publiquei o livro em homenagem ao meu sogro Rocco Rosso, que foi funcionário da Latecoere (Air France), morando em Parnamirim, apresentei o seu registro, como fotógrafo amador, de vários acontecimentos que envolviam os pilotos, inclusive apresentando fotografias de Exupéry, que havia tirado no campo de aviação e de outros pilotos, que fizeram parte de um álbum enviado para o Concurso Internacional promovido pela Air France, onde logrou um honroso 2º lugar, com premiação e o agradecimento da Companhia por ter oferecido subsídios para o acervo da empresa, consequentemente, não tendo sido desclassificada nenhuma das fotografias que compunham o seu álbum de concorrência, o que lhes dá autenticidade.
 
Além de depoimentos importantes que transcrevi e opiniões de pessoas respeitáveis, apresentei até um extraordinário achado de Vicente Serejo - um texto do próprio Exupéry sobre o desaparecimento de Mermoz, com o título "Depois de 48 horas de silêncio", que mereceu tradução do jornalista Mário Ivo Cavalcanti, e o comentário de Serejo ... "Mas, sua descrição do espelho de água e do terreno cheio de formigueiros também não parece ser apenas por ouvir dizer."
E agora José! Vamos considerar o assunto encerrado? Exupéry esteve efetivamente em Natal, como defende Luiz Gonzaga Cortez e Diógenes da Cunha Lima, ou com as frustrantes provas fotográficas, como afirmam Pery Lamartine e Fred Nicolau, indiciam que ele não passou por aqui? E o texto traduzido do Instituto Saint Exupéry não tem valor?
 
No meu entender, as provas pela sua passagem por Natal são mais consistentes e até lógicas, pois um Diretor da Air France para a América do Sul não visitar o ponto mais importante do continente, seria uma irresponsabilidade!
Para mim Saint-Ex esteve em Natal, mas o assunto não “c´est fini”.

ME ENGANA QUE EU GOSTO


ferreira gullar
 
Muitos de vocês, como eu também, hão de se perguntar por que, depois de tantos escândalos envolvendo os dois governos petistas, a popularidade de Dilma e Lula se mantém alta e o PT cresceu nas últimas eleições municipais. Seria muita pretensão dizer que sei a resposta a essa pergunta. Não sei, mas, porque me pergunto, tento respondê-la ou, pelo menos, examinar os diversos fatores que influem nela.
 
Assim, a primeira coisa a fazer é levar em conta as particularidades do eleitorado do país e o momento histórico em que vivemos. Sem pretender aprofundar-me na matéria, diria que um dos traços marcantes do nosso eleitorado é ser constituído, em grande parte, por pessoas de poucas posses e trabalhadores de baixos salários, sem falar nos que passam fome.
 
Isso o distingue, por exemplo, do eleitorado europeu, e se reflete consequentemente no conteúdo das campanhas eleitorais e no resultado das urnas. Lá, o neopopulismo latino-americano não tem vez. Hugo Chávez e Lula nem pensar.
 
Historicamente, o neopopulismo é resultante da deterioração do esquerdismo revolucionário que teve seu auge na primeira metade do século 20 e, na América Latina, culminaria com a Revolução Cubana. A queda do Muro de Berlim e o fim da União Soviética deixaram, como herança residual, a exploração da desigualdade social, já não como conflito entre o operariado e a burguesia, mas, sim, entre pobres e ricos. O PT é exemplo disso: nasceu prometendo fazer no Brasil uma revolução equivalente à de Fidel em Cuba e terminou como partido da Bolsa Família e da aliança com Maluf e com os evangélicos.
 
Esses são fatos indiscutíveis, que tampouco Lula tentou ocultar: sua aliança com os evangélicos é pública e notória, pois chegou a nomear um integrante da seita do bispo Macedo para um de seus ministérios. A aliança com Paulo Maluf foi difundida pela televisão para todo o país. Mas nada disso alterou o prestígio eleitoral de Lula, tanto que Haddad foi eleito prefeito da cidade de São Paulo folgadamente.
 
E o julgamento do mensalão? Nenhum escândalo político foi tão difundido e comprovado quanto esse, que resultou na condenação de figuras do primeiro escalão do PT e do governo Lula. Não obstante, o número de vereadores petistas aumentou em quase todo o país.
 
E tem mais. Mal o STF decidiu pela condenação de José Dirceu, José Genoino e Delúbio Soares, estourava um novo escândalo, envolvendo, entre outros, altos funcionários do governo, Rose Noronha, chefe do gabinete da Presidência da República em São Paulo e pessoa da confiança e da intimidade de Lula.
 
Em seguida, as revelações feitas por Marcos Valério vieram demonstrar a participação direta de Lula no mensalão. Apesar de tudo isso, a última pesquisa de opinião da Datafolha mostrou que Dilma e Lula continuam na preferência de mais de 50 % da opinião pública.
 
Como explicá-lo? É que essa gente que os apoia aprova a corrupção? Não creio. Afora os que apoiam Lula por gratidão, já que ele lhes concedeu tantas benesses, há aqueles que o apoiam, digamos, ideologicamente, ainda que essa ideologia quase nada signifique.
 
Esse é um ponto que mereceria a análise dos psicólogos sociais. O cara acha que Lula encarna a luta contra a desigualdade, identifica-se com ele e, por isso, não pode acreditar que ele seja corrupto. Consequentemente, a única opção é admitir que o Supremo Tribunal Federal não julgou os mensaleiros com isenção e que a imprensa mente quando divulga os escândalos.
 
O que ele não pode é aceitar que errou todos esses anos, confiando no líder. Quando no governo Fernando Henrique surgiu o medicamento genérico, os lulistas propalaram que aquilo era falso remédio, que os compridos continham farinha. E não os compravam, ainda que fossem muito mais baratos. Esse tipo de eleitor mente até para si mesmo.
 
Não obstante, uma coisa é inegável: os dirigentes petistas sabem que tudo é verdade. O próprio Lula admitiu que houve o mensalão ao pedir desculpas publicamente em discurso à nação.
 
Por isso, só lhes resta, agora, fingirem-se de indignados, apresentarem-se como vítimas inocentes, prometendo ir às ruas para denunciar os caluniadores. Mas quem são os caluniadores, o Supremo Tribunal e a Polícia Federal? Essa é uma comédia que nem graça tem.
 

domingo, 30 de dezembro de 2012

NOVAMENTE A PRIMEIRA CHANCE

 
 
 
François Silvestre
 
Novamente a primeira chance.
 
Ouvi numa canção de Rock, em inglês, uma frase poética que dizia mais ou menos assim: Não quero uma segunda chance. Mesmo que me seja dada uma segunda vida, quero novamente a mesma primeira chance.
 
Pois é. Não tive o talento para compor esses versos, mas foi sempre assim que repensei minha vida. Gostaria de uma segunda vida, não de uma segunda chance. Até porque gostaria de ter os mesmos amigos para amar e os mesmos inimigos para desprezar. O mesmo lugar de nascimento, a mesma origem e a mesma família bocó da primeira vez.
 
Os mesmos mofumbos para me esconder e o mesmo jardim da casa da avó. Os mesmos medos para vencer e os mesmos sonhos inalcançáveis. As mesmas molecas que pari e os mesmos paridos delas.
 
Nem o cinzento da seca eu quero diferente, pois só assim a chuva se faz desejo.
 
As mesmas dores, para exercitar a tática de vencê-las. Os mesmos atropelos, para afiar o gume de superá-los. E mesmo sem vencer umas ou superar outros, não peço suavidade neles, mas a chance de ter de novo a mesma primeira chance.
 
Arrependimentos, não. Que é coisa de cristão. E só fui cristão na infância, por indução irresistível. Autocrítica, nem tanto, que é coisa de marxista; e eu o fui, na mocidade, por influência da ingenuidade.
 
Mesmo assim quero Cristo de novo e novamente Marx, na nova primeira chance. Duas grandes figuras que nasceram na humanidade errada, ou na pré-humanidade.
 
Alguns livros deixaria fechados, desletrados que foram da primeira leitura. Outros a serem abertos, muito poucos; pois a vida merece mais vida e menos leitura. Não escrever antes dos quarenta, para renegar a escrita só aos sessenta. E rasgar meia página de cada página escrita. E da meia página salva, deixar exposto apenas o último parágrafo.
 
Apoiar todas as campanhas contra a bebida alcoólica, acompanhado de uma cerveja gelada; para dar testemunho da irresistível hipocrisia. E tomar todas as cervejas possíveis para diminuir o estoque e agradar aos abstêmios.
 
Aprender todas as rezas de afugentar visagens, durante a noite, e esquecê-las ao amanhecer. Pileque à tarde para conquistar a noite e ressacar a madrugada.
 
Olhar de chã e igualdade para os humildes, ombro a ombro. Olhar de serra pra grota, de cima pra baixo, os poderosos falsos e fáceis arrogantes.
 
Não perder a oportunidade de uma flatulência na presença deles.
 
Manter distância higiênica do poder. Cuja força falece ante a vulnerabilidade. Até dos que estão na festa sem o convite da Constituição. Penetras do foguetório.
 
Manter a reclusão na democracia e a revolta na ditadura.
 
Mesmo que a democracia seja apenas uma ditadura alegre.
Lutar por eleições e depois votar nulo.
 
Peço ao infinito surdo uma segunda vida quase do jeito da primeira vez. Numa nova primeira chance.
 
Té mais.

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

INDÚSTRIA DA SECA IGNORA O PATRIMÔNIO DAS ÁGUAS

Do blog do Carlos Santos:


"Seca com Umari, Armando Ribeiro e a Barragem Santa Cruz sem aproveitamento de águas, é caso de polícia, crime contra humanidade e não um fenômeno climático.
 
Fenômeno em nossa região é o inverno torrencial, a abundância dos rios cheios e ruidosos, levando tudo à sua frente e engolindo suas próprias margens.
 
Continuamos sendo vítimas da indiferença, do imobilismo, da frieza de gerações e gerações de administradores públicos.
 
A “indústria da seca” é um próspero negócio desde os tempos da Coroa.
 
E assim continuará."