upload.wikimedia.org
Edith, Rainha Saxã
"Após mais de um milênio, corpo de Edith, ancestral da realeza europeia, vai para casa"
Publicada em 21/01/2010 às 08h47m, O Globo:
"Edith, uma rainha tão bela e popular que seria uma espécie de Princesa Diana da Idade Média, finalmente voltará para casa, mais de um milênio após sua morte. O corpo que se acredita ser da rainha - Eadgyth era o seu nome saxão - foi identificado numa cripta da Catedral de Magdeburgo, na Alemanha, e será enviado para Inglaterra, onde testes confirmarão que se trata mesmo da irmã de Atelstan, o primeiro rei da Inglaterra unificada; e da esposa do saxão Otto I, o primeiro imperador do Sacro Império Romano-Germânico.
Casamento marcou aliança histórica: enviada como um presente diplomático pelo irmão para Otto, Edith se tornou popular na terra do marido, com quem teve duas filhas. Ela morreu em 946 e arqueólogos disseram que o corpo é o mais antigo de um membro da realizada britânica. Edith é ancestral de praticamente todos os membros de famílias reais europeias. Os descendentes de Edith e Otto governaram o que hoje compõe boa parte do território da Alemanha até 1254.
Neta de outro rei poderoso, Alfredo, o Grande, Edith foi enviada para Otto por Atelstan junto com Adiva, sua outra irmã. Otto poderia escolher a princesa que mais lhe agradasse. Ficou com Edith e despachou Adiva de volta - esta acabou se casando com outro rei, cujo nome se perdeu na História. A Universidade de Bristol recebeu e analisará o corpo, envolvido em seda e dentro de sarcófago de pedra descrito como magnífico."
Um comentário:
Adorei! Infelizmente não sobrou nada dela, pintura, retratos, nada! Nem do irmão e nem do marido! Muito bom! Li a nota na pg 26 da Isto É.
Postar um comentário