sexta-feira, 10 de maio de 2013

A CONSTRUÇÃO HISTÓRICA DA FIGURA DO CANGACEIRO

 
 
Honório de Medeiros
 
 
Dia 15 DE JUNHO estarei em Sousa, Paraíba, participando de uma Mesa-Redonda (que não será mesa, tampouco redonda) acerca do seguinte tema: HOMEM, TERRA, RELIGIOSIDADE, SERTÃO E CANGAÇO: A CONSTRUÇÃO HISTÓRICA DA FIGURA DO CANGACEIRO.
 
O evento começará às 14h20m e acontecerá no CENTRO CULTURAL BANCO DO NORDESTE.
 
Os outros debatedores serão Lemuel Rodrigues e Múcio Procópio, enquanto a coordenação caberá a César Nóbrega.
 
Quanto ao tema, penso que a construção histórica da figura do cangaceiro, a partir do homem, da terra, da religiosidade, do Sertão e do cangaço, passa por um obstáculo de natureza metodológica sempre tangenciada pelos pesquisadores que se debruçam sobre o tema: como utilizar o método científico para construir e criticar as hipóteses possíveis acerca do objeto a ser conhecido, do ponto de vista prático.
 
Esse obstáculo é um dos fatores preponderantes para não termos superado, ainda, com raras e honrosas exceções, no universo da produção literária acerca do cangaço, a narrativa.
 
Como ainda não houve essa superação, a literatura acerca do cangaço ainda não tomou expressivamente o rumo da interpretação e contribui, de forma significativa, para sua folclorização, no sentido negativo do termo, e, também, para um certo "olhar de esguelha" que lhe é dirigido pela Academia.
 
Obviamente cada interpretação é sempre uma proposta que se alicerça no raciocínio dedutivo. Isso pressupõe uma base de conhecimento, de caráter ingênuo ou crítico, que antecede a construção da hipótese a ser construída ou investigada.
 
Entretanto é possível trabalhar, como ponto-de-partida, com o postulado básico de quê podemos não conseguir dizer o que algo é; mas com certeza podemos dizer o que esse algo não é, evitando as areias movediças das discussões bizantinas de caráter epistemológico.

* Arte da ARTEROCHA.BLOGSPOT.COM

FESTIVAL VARILUX DE CINEMA FRANCÊS 2013 EM NATAL: VEJA OS FILMES DE HOJE!




"O Festival Varilux de Cinema Francês volta em 2013 e acontecerá de 1° a 16 de maio em 40 cidades do Brasil. Em 2013, a programação inédita contará com uma seleção que representa os filmes de maior impacto das últimas produções da cinematografia francesa, contemplando os mais variados gêneros, da comédia ao thriller.
 
Em Natal, a sessão de abertura do festival decorre no dia 9 de maio, no Moviecom Praia Shopping e abre a temporada do melhor da produção francesa recente, oferecendo títulos variados, a maioria ainda inéditos no Brasil. Comédias, dramas, thriller, filmes históricos e ainda um filme de animação fazem parte da programação 2013.
 
Como já é tradição do evento, o festival traz ao Brasil representantes de alguns dos filmes para apresentações e debates com o público, entre eles os atores Monica Bellucci, Christa Theret, Léa Seydoux e Arthur Dupont.
 
O Festival Varilux de Cinema Francês é patrocinado pela multinacional francesa Essilor/Varilux, pela Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro/Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro, pelas empresas Citröen, Gefco, L’Oréal, RioFilme e conta com o copatrocínio da Embaixada da França, Delegação Geral das Alianças Francesas do Brasil, Sofitel e Air France. A realização é da Bonfilm.
 
Fique atento à programação para não perder a oportunidade de ver o melhor do cinema francês em première exclusiva. Consulte aqui a programação do festival em Natal: http://variluxcinefrances.com/natal/"

 
 
Hoje, no MOVIECOM PRAIA SHOPPING:
14H30 - O HOMEM QUE RI
16H40 - RENOIR
19H00 - ACONTECEU EM SAINT-TROPEZ
21H10 - ALÉM DO ARCO-ÍRIS

"AVANT-PREMIÈRE" DO CARIRI CANGAÇO EM SOUSA E NAZAREZINHO, PARAÍBA: PROGRAMAÇÃO!





Caros(as) amigos(as),

 

Saudações cangaceiras!

 

É com enorme alegria que, através do presente email, divulgamos a programação do Cariri Cangaço Parahyba, que se realizará nas cidades de Sousa/PB e Nazarezinho/PB, entre os dias 15 e 16 de junho de 2013.

Desde já reiteramos o nosso convite.

 

PROGRAMAÇÃO CARIRI CANGAÇO PARAHYBA

SOUSA E NAZAREZINHO

 

Sousa – PB, 15 de junho de 2013/Sábado (Local: Centro Cultural Banco do Nordeste)

 

14:00h – Cerimônia de Abertura

14:20h - Mesa Redonda

Tema: Homem, terra, religiosidade, sertão e cangaço: a construção histórica da figura do cangaceiro.

Coordenador da Mesa: César Nóbrega – Sousa/PB

Debatedores: Lemuel Rodrigues – Mossoró/RN

Múcio Procópio – Natal/RN

Honório de Medeiros – Natal/RN

 

16:00h - Exibição do documentário: “A violência oficializada no tempo do cangaço” (Produção da Laser Filmes)

Debatedores: Aderbal Nogueira – Fortaleza/CE

Juliana Ischiara – Quixadá/CE

 

19:00h – Mesa Redonda

Tema: O cangaço na Parahyba

Coordenador da Mesa: Manoel Severo – Fortaleza/CE

Debatedores: Ângelo Osmiro – Fortaleza/CE

Bismark Martins – Campina Grande/PB

Wescley Rodrigues – Cajazeiras/PB

 

 

Nazarezinho - PB, 16 de junho de 2013/Domingo.

 

07:30h – Visita Técnica (A casa do Jacu e a casa de seu Abdias Pereira)

08:30h – Cerimônia de Abertura (Local: Centro Social)

09:00h – Exibição do documentário: “Na cabeça do povo” (Produção: Helena Maria Pereira)

09:30h – Mesa de Debate

Tema: O cangaço como caracterizador da cultura sertaneja e a importância da cultura material como elemento formador da identidade de um povo (A memória do cangaceiro Chico Pereira)

Debatedores: João de Sousa Lima – Paulo Afonso/BA

Paulo Gastão – Mossoró/RN

 

Exposição do Cangaço 

 

Abraço fraterno!

 

Prof. Wescley Rodrigues

quinta-feira, 9 de maio de 2013

MÉDICOS CUBANOS VÊM FAZER DOUTRINAÇÃO MARXISTA-LENINISTA?


falsomoralismo.blogspot.com
 
 
Honório de Medeiros



O Governo Brasileiro pretende importar médicos cubanos para trabalharem em áreas carentes do Brasil.
 
É o que o Governo diz.
 
O que se sabe, entretanto, é que esse parece ser um "revival" do projeto cubano de exportação do ideário marxista-leninista à cargo dos médicos cubanos, escolhidos a dedo, como visto antes na África e visto hoje na Venezuela.
 
Não seria mais correto pagarem bem médicos brasileiros para fazerem esse trabalho?
 
Para Cuba, é fundamental: recebem uma contrapartida em dinheiro ou insumos, deixam de pagar seus profissionais já que estes serão pagos, a peso de ouro, pelo Brasil, exportam seu modelo político, e fazem pregação política diária em defesa dos interesses dos seus contratantes.
 
Quem conhece o interior sabe a força política dos médicos que nele trabalham. Imaginem essa máquina atendendo a população carente e a ensinando a rezar a cartilha do partido político que viabilizou suas vindas!
 
Nada pode ser tão fatal para os interesses políticos da oposição quanto essa jogada de mestre do PT!
 
Leiam a matéria produzida pela BBC:

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/story/2005/07/printable/050716_venezuelaim.shtml

quarta-feira, 8 de maio de 2013

EM SETEMBRO, NO CARIRI CANGAÇO, LANÇAMENTO DE "POR QUE LAMPIÃO INVADIU MOSSORÓ?"


 
José Augusto Bezerra de Medeiros, Governado do Rio Grande do Norte quando da invasão de Lampião a Mossoró
 
Honório de Medeiros
 
 
"Saberia Lampião que sua incursão ao Rio Grande do Norte para atacar Mossoró, Estado onde nunca estivera, a percorrer região plana, descampada, larga e extensa[1], sem elevações importantes desde Luis Gomes até Mossoró, tirante a Serra do Martins, na contramão do percurso, feita com barulho, saques, depredações, tiros, mortes, contrariando toda sua experiência anterior, contaria com a omissão do Governo estadual?"
 


[1] Em quatro dias os cangaceiros cobriram aproximadamente 900 quilômetros entre ida e volta a Aurora, Ceará. Raimundo Nonato observa:“Constituída, em menor parte, de vasto descampado e larga área de terreno plano, quase sem outras elevações importantes, depois dos prolongamentos subordinados às ramificações e contrafortes das Serras de Luis Gomes e Martins, a região era precariamente escassa de abrigos e desprotegida aos elementos essenciais de amparo, defesa e esconderijos naturais” (“ LAMPIÃO EM MOSSORÓ”; Sexta edição; Coleção Mossoroense; 2005; Mossoró).